domingo, 3 de agosto de 2008

Existência: o êxtase da consciência


O êxtase revelou a si próprio como sendo a existência.. Toda a realidade não passa de um êxtase da Consciência. No tempo cósmico se percebe eras aprisionadas em instantes. Entende-se que a dualidade é apenas um ciclo de estados do grande êxtase da Consciência cósmica.
Vaguei durante o sempre no paradoxo do infinito, que resolvia a si mesmo infinitamente. Como uma caixa que se abre fechando em outra. Quando a questão é resolvida a caixa se abre. Um entendimento que precisaria de toda uma vida pra ser alcançado se revela em um insight. O vislumbre do entendimento se transforma em desespero quando se percebe que a caixa está novamente fechada, e que o insight anterior abriu de novo a mesma questão. Até que, quase imediatamente, vem outro insight e vislumbra-se a compreensão da mesma questão sob uma nova ótica. Até perceber que a caixa está fechada novamente e a mesma questão está aberta.
Assim se forma um ciclo, onde o vislumbre pela compreensão de infinitos insights da mesma questão é alternado por desespero e confusão, por se ver preso em um paradoxo infinito, onde é impossível se chegar à solução, pois qualquer resposta abre de novo a questão.
Talvez o único fim seja a plena aceitação de que não existe o fim. Quando não se tem a ambição de desvelar a totalidade do mistério, e que ele sempre existirá fluindo no eterno processo de criação.

Luís Paulo Lopes

Nenhum comentário: